sábado, 23 de maio de 2009

Tipos de Tambores

Atabaque: Muito utilizado nos cultos aos orixás, de religiões também de origem afro.

Caixa: Caixa ou, na designação original em inglês, snare drum é um tipo de tambor bimembranofone composto por um corpo cilíndrico de pequena seção, com duas peles fixadas e tencionadas através de aros metálicos, uma esteira de metal, constituída por pequenas molas de arame colocada em contato com a pele inferior, que vibrar através da ressonância produzida sempre que a pele superior é percutida, produzindo um som repicado, característico das marchas militares.


Surdo: O timbalão de chão ou surdo, é um tambor cilíndrico de som grave. O timbalão de chão é tipicamente feito de madeira e pode ou não possuir peles em ambos os lados. Este tipo de tambor baixo representa a extensão mais grave dos timbalões.

Djembê: Instrumento é muito antigo e até hoje é importante nas culturas africanas. é um instrumento
musical de percussão(membranofone) que possui o corpo em forma de cálice e a pele tensionada na parte mais larga, que pode variar de 30 a 40 cm de diâmetro.

Timbales: são tambores de baixa altura, com apenas uma pele, menos profundos que timbalões , e geralmente mais agudos. O executante usa uma variedade de baquetas, toques com a mão, toques no aro e rufos, para produzir uma vasta gama de sons em solos e em certas secções da música, e geralmente toca no corpo do instrumento ou em outros instrumentos de percussão auxiliares, tais como uma caneca ou um prato, para manter o ritmo.

Tímpano: É um instrumento musical de percussão. Seu uso mais comum é na orquestra, embora tenha presença marcante no jazz e em bandas sinfônicas , além de proporcionar efeitos de sonoplastia. O tímpano é um instrumento membranofone de som determinado, e não temperado.

Tom-Tom: O tom-tom ou timbalão é um dos tambores utilizados em uma bateria. Tecnicamente é classificado como instrumento de percussão em membranofones, como todos os tambores. Os tom-tons são construídos em formato cilíndrico, com duas peles (bimembranofones) e profundidade intermediária entre a caixa e o surdo. São tocados com baquetas.

Tambor falante: Cilindro que a altura pode ser regulada de maneira que é dito o “tambor de comunicação". O tocador coloca o tambor embaixo do braço e bate o instrumento com um pau ou um aro de ferro com uma bola na ponta. Um tocador levanta ou abaixa o tom do tambor falante, ao apertar ou ao liberar as cordas do tambor com o braço. Isso pode produzir sons informativos extremamente complicados para transmitir mensagens. A habilidade de mudar a altura do cilindro é análogo ao da linguagem tonal de algumas línguas Africanas.


Dentre outros tipos de tambores como: Ashiko, Basler, Davul, Dholak, Boucarabou, Djun-djun, Doyra, Khol, Malacacheta, Tabor, Tambor de tora, Zabumba, Tamborim, Taiko, Tabla, Steel drum (tambor de aço), Repinique , Pandeiro, Conga, Bumbo ou bombo, Bongô, Bodhrán e o Batá.



Um comentário: